O escritório ucraniano de arquitetura, 33BY Architecture, projetou um memorial para relembrar as milhares de vítimas do holocausto na cidade de Kiev. Babi Yar é um pequeno vale que atravessa a região da capital ucraniana e também o local de um dos maiores massacres operados durante a segunda guerra mundial, também conhecido como Babi Yar (1941-1943). O projeto do memorial foi concebido como um espaço de contemplação e recordação das vítimas da tragédia e sua estrutura poderia ser facilmente desmontada e reinstalada em diferentes locais do país e do mundo.
A equipe de arquitetos dedicou especial atenção ao projeto do memorial, uma estrutura singela que acolhe os visitantes, fazendo-os refletir sobre os feitos do passado. Sua volumetria cúbica se inclina para todos os lados como que expandindo seu conteúdo e ao mesmo tempo, permitindo uma ampla iluminação natural difusa no interior do edifício. Como se fosse uma caixa de pandora aberta, dentro do cubo existe uma pirâmide invertida que simboliza a paisagem truncada das encostas da ravina de Babi Yar.
Bem no centro do edifício e abaixo do vértice da pirâmide, os visitantes podem observar o céu azul de Kiev - uma imagem de esperança. O projeto do memorial Babi Yar procura conscientizar a população sobre as tragédias da segunda guerra e as consequências do Holocausto de forma mais ampla.
Autores: Ivan Yunakov, Max Astreiko e Yaroslav Katrich